terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Plano de aula Semiótica 2014.1

EMENTA
Fundamentos de semiótica. Semiótica aplicada ao design. Análise das funções da comunicação do produto – imagem/objeto. Níveis e componentes da relação triádica do signo e a dinâmica do processo signíco na interação produto/destinatário.

OBJETIVO
Analisar o enunciado formal do produto e reconhecer e diferenciar os tipos de signo em um produto. Elaborar projeto gráfico considerando articulações sígnicas adequadas para a construção de significações visadas. Usaremos o livro-base: Elementos de Semiótica Aplicados ao Design, de Lucy Niemeyer.      

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I – Introdução à Semiótica
1.1 – O que é Semiótica
1.2 – Os Cumulativos Requisitos no Design: Comunicar
1.3 – Design e Comunicação

UNIDADE II – Os fundamentos da Semiótica 
1.1 – Índice, Ícone e Símbolo
1.2 – O Signo
1.3 – As tricotomias
1.4 – Primeiridade, Secundidade e Terceiridade

UNIDADE III – Elementos da Semiótica Aplicados ao Produto de Design  
1.1 – Dimensões do Produto
1.2 – Identidade do Produto
1.3 – Referências no produto

UNIDADE IV – Proposta de uma abordagem semiótica ao projeto
1.1   – Os elementos da teoria na prática
1.2   – Detalhes Semióticos

AVALIAÇÃO
Haverá duas provas, as chamadas A1 e A2, ambas valendo 10,0. 

METODOLOGIA DE ENSINO
Com aulas teóricas expositivas e dialogadas; leitura dirigida e debates de artigos científicos; apresentação oral com debate de pesquisas; estudos de casos e leitura do texto dos alunos. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
NIEMEYER, Lucy. Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Thomson, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COELHO, Luiz Antonio L. (Org) Conceitos-chave em Design. Rio de Janeiro: EDPUC-Rio, Novas Idéias, 2008.
PIETROFORTE, Antonio Vicente. Semiótica visual – os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004.
SANTAELLA, Lucia, NOTH, Winfried. Imagem – cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2009.


FEVEREIRO
05 – Apresentação da Disciplina
12 – Capítulo 1
19– Capítulo 2 
26– Capítulo 3

MARÇO
05 – CARNAVAL
12 – Capítulo 4
19 – Capítulo 5
26 – Capítulo 5

ABRIL
02 – Correção Exercício A1
09 – A1
16 – Entrega e Correção A1
23 – (FERIADO) 
30 – Capítulo 6 e Capítulo 7

MAIO
07– Capítulo 8
14– Capítulo 9
21 – Correção Exercício A2
28 – A2

JUNHO
04 – Entrega e Correção A2
11 – A3 (vale como 2aCH, recuperação e tentativa de aumento score).

12 de JUNHO - Início COPA do MUNDO.



Um comentário:

  1. Olá professora achei o post deste blog interessante para as nossas aulas http://chocoladesign.com/semiotica-estudo-dos-signos
    Lucieny Pesset
    Design de Interiores UVA

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